DESFRAGMENTAR OS PROCESSOS DA EMPRESA

Para ganhar a eficiência é preciso fazer
uma desfragmentação dos processos da empresa.

Nos computadores é uma prática indispensável, de tempos em tempos, desfragmentar o disco rígido para melhorar a eficiência do sistema e voltar à velocidade de processamento original da máquina. Isto porque com a gravação e regravação dos programas e dados, as informações podem não ser mais armazenadas sequencialmente em um único bloco correspondente.

O sistema operacional do computador procura espaços livres no disco e vai gravando as informações em vários blocos, fragmentando a informação que é sequencial na origem. É lógico que estas informações não são perdidas. Na leitura ou recuperação das informações, o sistema sabe onde está cada parte e vai buscá-la. Porém o tempo para disponibilizar as informações ao usuário é maior. Perde-se a eficiência.

Desfragmentar é uma ação de regravação na sequência original, em um único bloco, as informações fragmentadas. E esta ação precisa ser acionada pelo usuário do computador, pois se a desfragmentação ocorresse automaticamente a cada entrada de novos dados, o sistema também ficaria ineficiente (lento).

Podemos fazer uma analogia deste fato com os processos produtivos e administrativos de uma empresa.

Com o passar dos anos, muitos processos e procedimentos são modificados em função das necessidades de cada momento. Muitos profissionais que fizeram estas modificações já não estão mais na empresa, e os que entraram não tem tempo e condições para analisar todo o histórico, e às vezes nem existe o histórico que possa explicar o contexto daquelas modificações. E o contexto hoje é outro. Com isto o sistema fica com muitos desvios aleatórios, simplesmente burocráticos. Existem atividades que ninguém sabe exatamente porque continuam sendo realizadas ou realizadas daquela forma. Há casos em que se muda a tecnologia, mas não se mudam os processos ou procedimentos. E isto cria lentidão no fluxo operacional. Para ganhar a eficiência é preciso fazer uma desfragmentação dos processos, eliminar os desvios atualmente desnecessários. 

Quando foi feita a última desfragmentação na tua empresa envolvendo todos os processos implantados ao longo dos anos?

Nos computadores existe um programa específico que executa a desfragmentação de forma totalmente independente de qualquer aplicativo instalado. É um programa especializado para executar esta função. Quanto mais frequente é a realização desta atividade, fora das horas operacionais, menor é o desvio do desempenho original.

Da mesma forma, desfragmentação nas empresas deve ser executada por especialistas em processos que não estejam envolvidos diretamente com as atividades operacionais do dia a dia. Este afastamento permite enxergar de forma mais imparcial onde as atividades ou interfaces podem estar perdendo de fato a eficiência, onde está ocorrendo o desvio. Quem está envolvido na execução diária dos processos dificilmente tem a isenção necessária para fazer o diagnóstico da sua área. Pessoas tendem a enxergar os problemas no quintal do vizinho e elaborar justificativas plausíveis para os que estão no seu espaço. E como sempre está presente a política de boa vizinhança, o cuidado de um condutor não interferir no setor alheio, as dificuldades não são levantadas. E há ainda o fato, talvez o mais significativo, em que cada condutor entende que tem a sua produção diária para se preocupar, precisa fazer a sua parte, nas condições possíveis, e que não tem a responsabilidade de avaliar o processo global onde o seu setor está inserido.

E estes fatos são muito comuns, pois, mesmo que de forma menos eficiente, a empresa por enquanto está em operação. A questão é até quando.

Tudo isto justifica a necessidade de se criar o programa e aplicar a desfragmentação, em busca da melhoria da produtividade, e consequentemente a sobrevivência da empresa no mercado. Aumentar a eficiência e a competitividade, enquanto há tempo.

Então, se existir uma equipe que tenha a preocupação exclusiva com a eficiência dos processos e com as interfaces entre setores (sempre o elo fraco da corrente), a empresa operará com menos desvios do desempenho possível. E os condutores dos processos diários terão a possibilidade de interagir com esta equipe única sem correr riscos de desgaste com os colegas de trabalho, na horizontal e vertical, pois fica subentendido que as adequações em implantação são de responsabilidade da equipe de desfragmentação. Também evita a tentação de um condutor alterar os seus processos por conta própria, em função de alguma dificuldade, sem ter a visão das implicações que podem surgir nos demais processos da empresa (os desvios citados anteriormente). Desta forma, todos terão a quem apontar as dificuldades do seu setor e das suas interfaces e através deste diálogo também conhecer as dificuldades dos outros setores, ampliando assim a visão sobre o processo produtivo global. Aumenta-se a sinergia, pois, no fundo, esta equipe especializada funciona como elemento catalizador.

Esta equipe, com a visão global dos processos produtivos e administrativos, sintonizada com os objetivos da empresa, poderá encontrar e coordenar a implantação das soluções e procedimentos mais adequados e compatíveis para cada setor. Os custos desta equipe devem ser considerados como investimento, visto que, ao realizar a sua atribuição, estará aumentando a competitividade da empresa.

É fundamental que esta equipe seja constituída por profissionais com perfil de liderança, com experiência em implantar processos e com competência para questionar as atividades. Saber questionar sem criticar ou ofender estimula a interação de todos os responsáveis pelos processos atuais. Não basta projetar as modificações de um processo, é preciso que elas sejam bem compreendidas e administradas por estes responsáveis.
Também é fundamental que todos saibam que a equipe de desfragmentação tem o respaldo da mais alta direção, para que o envolvimento e o comprometimento sejam efetivos com as inovações que estão sendo propostas.

Não está na hora de aplicar o programa de desfragmentação na sua empresa?


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